ARTIGOS E NOTÍCIAS       

Perigo! Tem “benzeno”no seu carro

 



Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg. de benzeno. Se está no sol a uma temperatura superior a 16º C, o nível de benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes mais o nível aceitável. A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas, inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.


 


Afinal, o que é “benzeno”?
O benzeno é uma toxina que afeta o rim e o fígado. E o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substância tóxica.
As complicações podem ser agudas , quando de exposição a altas concentrações com presença de sinais e sintomas neurológicos, ou crônicas, com sinais e sintomas clínicos diversos , podendo ocorrer complicações a médio ou a longo prazo localizadas principalmente no sistema hematopoético.

Efeitos agudos

O benzeno é um irritante moderado das mucosas e sua aspiração em altas concentrações pode provocar edema pulmonar. Os vapores são, também, irritantes para as mucosas oculares e respiratórias.
A absorção do benzeno provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central causando de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitação seguida de sonolência, tonturas, cefaléia, náuseas, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciência e morte.

Ar condicionado ou ar simples nos automóveis

O manual do veículo indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por uns dois minutos. Geralmente não especificam "o porquê", só deixam entender que é para seu "melhor funcionamento".
No sistema de ventilação, o ar refrescante, antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente, o qual libera benzeno, que causa câncer (leva-se um tempo para dar-se conta do odor do plástico quente no carro). Por isto, a importância de manter os vidros abertos uns minutos.

Vale uma dica
Nunca ligue o ar condicionado ou simplesmente o ar, imediatamente ao entrar no carro. Primeiramente abra as janelas e, depois de alguns segundos, ligue o ar e mantenha as janelas abertas por alguns minutos.
 


Fonte: Ministério da Saúde/ Norma de Vigilância da Saúde dos Trabalhadores expostos ao Benzeno
http://www.eco-usa.net/toxics/quimicos-p/benzeno.shtml

 

 

 


J. Bispo Morais é jornalista, comentarista e analista nos temas de segurança pública e trânsito.

Caso se interesse em publicar esse artigo, entrar em contato com autor.

 

 

 

 

 

 

 


Direitos autorais reservados (c) 2009 - J. Bispo Morais - Mtb 63290 -  Proibida a reprodução por qualquer meio sem a prévia autorização

redetransito@redetransito.com.br